Carona compartilhada: desafios, benefícios e sustentabilidade
Os aplicativos de mobilidade urbana são uma excelente alternativa para quem procura fazer viagens e deslocamentos por um preço menor. Além dos serviços de motoristas particulares, existem softwares voltados para caronas compartilhadas, conectando motoristas e passageiros para os mais variados trajetos. A segurança é um ponto importante nos aplicativos de carona compartilhada, e uma das principais medidas adotadas são as avaliações e opiniões dos usuários. Esses comentários ajudam a identificar motoristas e passageiros confiáveis, com isso, sua experiência ficará mais segura. O aplicativo oferece recursos como a seleção de motoristas com base em avaliações de outros passageiros, a opção de definir preferências de gênero e a possibilidade de compartilhar rotas e custos com amigos. Com o Wego, você pode otimizar suas viagens e contribuir para um trânsito mais eficiente.
Entre na sua conta para poder comentar
A partir daí, é necessário aguardar alguém que aceite a oferta para realizar a viagem. Parecido com outros aplicativos como Uber, o inDriver tem como seu maior diferencial a ideia de que o passageiro é quem define o valor da corrida e pode ser usado para trechos dentro da cidade ou viagens. Além disso, a plataforma tem um sistema de segurança efetivo, sendo necessário realizar diversas confirmações de identidade, como envio de documentos e confirmação das redes sociais.
O aplicativo calcula o tempo de trajeto e a distância e sugere uma tarifa para cada um dos passageiros. Se você está procurando uma carona, depois de fazer login e certificar alguns dados, você coloca para onde vai, quando e de onde vai sair. Então, o aplicativo vai mostrar pessoas oferecendo caronas compartilhadas com dia, percurso e horário iguais ou próximos ao seu, tudo bem flexível. Ou seja, por meio de aplicativos de carona, redes sociais ou acordos entre colegas de trabalho, essa prática visa otimizar o uso dos veículos. Os valores da carona não aparecem na plataforma, ficando a cargo do motorista e passageiros conversarem entre si. Assim como o BlaBlaCar, o Bynd tem um sistema de verificação dos dados de seus usuários e da instituição cadastrada.
Ao compartilhar viagens com colegas de trabalho, amigos ou vizinhos, os laços sociais são fortalecidos, promovendo interações interpessoais positivas e um senso de pertencimento à comunidade. Ou seja, essa prática contribui diretamente para a diminuição da pegada de carbono, ajudando a mitigar os impactos negativos das emissões veiculares no meio ambiente. Afinal, garantir que os participantes da carona compartilhada se sintam seguros durante a viagem é fundamental para a aceitação desse modelo de transporte. Na busca por soluções de mobilidade mais eficientes e sustentáveis, a carona compartilhada surge como uma alternativa promissora. Se você disse mais de uma hora não está sozinho, cerca de 31% da população gasta mais de uma hora por dia para se deslocar e nas grandes cidades esse tempo dobra. A mobilidade urbana não é apenas tema de redação do Enem e sim um grande desafio enfrentado pelas grandes cidades.
Aplicativo de carona: Blablacar
Dessa forma, é possível escolher conforme preço ou tempo estimado de chegada. Por não ser um transporte rodoviário comum, não é possível comprar passagens na rodoviária, por exemplo. É preciso se cadastrar no site ou no aplicativo para comprar as passagens e você recebe informações claras de onde será o ponto de encontro e chegada dos passageiros. Assim, além de conhecer pessoas locais e pegar dicas sobre a cidade, você poderá aproveitar seu tempo livre sem ter que se preocupar tanto com a rota a ser traçada. O Waze Caropool é o aplicativo da Google que funciona interagindo com o famoso Waze, aquele GPS com avisos detalhados sobre o trânsito em que os próprios usuários alimentam as informações.
O aplicativo já tem um banco de dados com mais de 200 mi motoristas que oferece carona solidárias, compartilhando custos, rotas e experiências. Similar aos demais, o Wunder (iOS, Android) entrou em operação há pouco tempo. O app também utiliza um sistema de caronas compartilhadas, em que o motorista cadastra um itinerário e o passageiro seleciona aquela que melhor lhe atende. O funcionamento é bem parecido com o Blablacar, também pelo aplicativo e versão web. A informação será enviada para os motoristas e você receberá a notificação se alguém decidir aceitar a sua viagem.
Ao agrupar várias pessoas em um único veículo, a quantidade total de carros circulando diminui, resultando em menos veículos individuais nas vias. Assim, algumas pessoas podem estar relutantes em compartilhar suas viagens com estranhos devido a preocupações pessoais, culturais ou simplesmente por falta de conhecimento sobre os benefícios. A carona compartilhada, apesar de suas vantagens, enfrenta uma série de desafios que podem dificultar sua implementação e adoção em larga escala.
O InDriver é um app de mobilidade que envolve viagens locais e interurbanas. Nele, o passageiro pode estipular o valor que deseja pagar antes de fazer o pedido. O app tentará encontrar motoristas que estejam realizando o trajeto, mostrando o valor cobrado.
Além da possibilidade de carona, o aplicativo filtra, também, viagens de ônibus nos mesmos horários e trajetos. Dessa forma, usuários conseguem escolher qual a melhor opção de transporte. Neste caso, as caronas compartilhadas do Wunder são melhores para trajetos em grandes capitais enquanto o Blablacar funciona super bem para deslocamentos mais longos entre cidades e até viagens interestaduais. Após colocar sua localização, para onde quer ir e o horário de saída, você verá uma lista com os motoristas que farão aquele trajeto. É dada a opção de pedir carona, ou seja, você fará uma solicitação e precisa esperar quem esteja oferecendo aceitar. Ao mesmo tempo, o seu pedido também aparecerá para outros motoristas, que poderão oferecer corridas diretamente a você.
O Waze é ideal para trajetos diários, como ir ao trabalho ou à faculdade, pois permite o cadastramento baseado em endereços comuns, tornando o processo mais prático. Além disso, as constantes inovações tecnológicas têm permitido aprimoramentos significativos nos recursos e na interface desses aplicativos, tornando a experiência do usuário ainda mais satisfatória. Imagine nunca mais ter que esperar por um táxi ou enfrentar o trânsito intenso nas horas de pico. Você pode desfrutar da comodidade de solicitar uma carona diretamente pelo seu smartphone, enquanto economiza dinheiro e contribui para a redução do trânsito nas ruas. Lembre-se sempre de analisar as avaliações e de prioridade a contas que tenham todos os documentos inscritos e muitas viagens bem avaliadas.
Considerações de segurança
Durante o anúncio, já são informadas as datas, horários e valores a serem repassados para o motorista. O Waze Carpool é outro serviço interessante para aqueles que estão em busca de oferecer ou achar caronas. Na plataforma, é necessário apenas inserir os endereços de origem e destino, além de informações sobre datas e horários. Logo depois, os usuários devem escolher entre oferecer ou buscar a carona. Ele facilita a vida de quem precisa percorrer trajetos mais longos, conectando motoristas e passageiros com destinos parecidos. Uma das principais tendências que surgiram com os aplicativos de carona foi o conceito de carona compartilhada.
No Brasil, o pagamento da carona compartilhada é feito em dinheiro (e hoje em dia geralmente pode ser acordado via pix). Você pode usar também seu celular para assistir vídeos de outros viajantes na Academy da plataforma e planejar sua viagem com a experiência CaronaPhone.com de quem já viajou com a Worldpackers. Blablacar – este aplicativo te permite procurar e oferecer uma carona compartilhada.